PARCEIROS

Você está aqui: HomeAçõesPrincipais Ações

Principais Ações

No âmbito do plano de ação da Rede de Cooperação Sul-Sul, várias atividades estão sendo desenvolvidas ou planejadas: o Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação de formadores em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, que contempla ações de pesquisa, comunicação e formação continuada, entre outras. Essas atividades contam com o apoio financeiro do Ministério de Educação do Brasil e são executadas pela UNILAB e pela Cátedra UNESCO de EJA, que incorpora as Universidades Federais da Paraíba (coordenação), Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN).

 

 

 

 

 

 

 

 

Sala de aula em Mindelo, na Ilha de São Vicente (Cabo Verde) Foto: Florenço Varela

 

O Curso de Aperfeiçoamento em EJA atende a um dos resultados esperados (IV, Ação 7) do Plano de Ação da Rede de Cooperação Sul-Sul aprovado naIII Oficina, realizada em Cabo Verde, em outubro de 2009: a ação previa a realização de “cursos de formação articulados com a Cátedra de EJA/Brasil, para fomentar a formação de profissionais da educação de jovens e adultos com a utilização das TICs”. O curso tem como objetivo principal a formação continuada de professores e outros profissionais de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, bem como criar condições para a construção local de uma educação contextualizada de acordo com as especificidades de cada país.

                                                                                                          

Sala de aula em Bissau (Guiné-Bissau)/ Foto: José Ramos Barbosa da Silva

Será ofertado na modalidade à distância com apoio de atividades presenciais, utilizando tecnologias interativas como cerne do processo de ensino e aprendizagem em que a interação e interlocução entre todos os atores são maximizadas sem limitações de fronteiras geográficas. O projeto conta com o apoio do Ministério de Educação do Brasil, no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade por meio da Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos - DPEJA, em parceria com a Cátedra UNESCO de EJA, representada pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sobre Rede SulSul

     A Rede de Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Portuguesa sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de articulação internacional governamental, criada em 2006, entre países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  Com laços fortalecidos pelo idioma, cruzamentos históricos e culturas, a Rede Sul-Sul  acredita na troca de experiências , ideias e práticas inovadoras para o enfrentamento aos desafios da Educação de Jovens e Adultos.
     A Rede de Cooperação Sul-Sul atua respeitando compromissos internacionais consubstanciados nas Metas do Milênio, nos objetivos da iniciativa de Educação para Todos, na Declaração de Hamburgo da V Confintea e na Década das Nações Unidas para a Alfabetização.